Bolo de banana caramelizado

domingo, 19 de outubro de 2025




 


Eu finalmente consegui fazer esse bolo em casa, ja havia tentado de várias formas mas o bolo sempre grudava, o caramelo tambem e eu acabei desistindo de tentar outras vezes. Até que hoje resolvi tentar pela última vez. E pra minha surpresa ficou perfeito ! Venha descobrir os segredos desse bolo maravilhoso que vai te levar para lembranças da sua infância. Se você não gosta de bolo muito doce, esse não é pra você. Eu achei doce, mas sou do tipo que não gosto de muito açucar. Então sempre faço com menos açúcar que as receitas normal. Então segue a receita.

Eu usei 6 bananas, mas você pode aumentar ou diminuir se preferir.

 

Primeiro vamos ao caramelo:


1 xic. de açúcar

1/2 xic. de água. ( vamos adicionar aos poucos )



Massa :

1 xic. de leite de soja

1 colher de sopa de baunilha

1/4 de xic. de óleo vegetal

2 colheres de sopa de vinagre

1xic. de açúcar

1xic e 1/2. de farinha de trigo

1/2 xic. de aveia

1 colher de sopa de fermento biológico 


Modo de preparo ;

Eu começo pelo caramelo, molho o açúcar, e deixo ele caramelizar.  Ferva água que sobrou.

Quando ja estiver com a cor que voce gosta, (  eu particularmente gosto mais do mais escurinho ) adicione o restante da água fervida isso vai facilitar o caramelo . Mas muito CUIDADO nessa hora ! Pode espirrar e você não vai querer se queimar. Reserve o caramelo, ligue o forno para pré-aquecer a 180 graus. Pique as 6 bananas bem maduras em rodelas e reserve. Pegue a forma que desejar, adicione o caramelizado, espalhe bem por toda a forma, inclusive nas laterais. Vá espalhando as rodelas de bananas pelo caramelizado.  




 Comece pelo leite de soja, adicione o vinagre, ( ele vai meio que qualhar o leite, mas está certinho ) adicione o açúcar, a farinha ( peneire para não ficar bolinhas ) e a baunilha. Misture bem. 


 Depois de misturar bem todos os ingredientes, adicione o fermento não misture muito após isso. O bolo pode ficar pesado se misturar de mais. Adicione a massa sobre as bananas espalhadas sobre o caramelo e coloque para assar por 40min ou mais. ( Depende do seu forno ) 



*O segredinho do bolo caramelizdo, com muito cuidado, vire ele numa forma logo apos retirar do forno. Do  contrário o caramelo pode grudar tudo na forma. Mas CUIDADO, ele pode escorrer e cair em você. Use panos para se proteger.  Você vai ver a beleza desse bolo ! Me surpreendi, e acredito que você também vai amar  ! 


 









 Recentemente conheci um rapaz e ele me trouxe esse pãozinho. Foi amor a primeira vista ! Eu ja conhecia o chapati indiano. Mas esse é um pouco diferente e muito fácil de fazer. Começei a fazer aqui em casa e todo mundo aprovou, então resolvi trazer essa receita pra você. Ela é uma receita muito versátil. Pode servir no café da manhã, no almoço ou até com uma sopinha ( que eu amo dessa forma  aqui em casa ). Ela lembra o pão sírio, mas é um pouco diferente também. 


Ingredientes:


5 xic. de farinha de trigo

1xic. de aveia em pó ( pode triturar a aveia grossa )

2 colheres de óleo vegetal

1 colher e 1/2 de sal

4xic. de água ( começa com 3 )

1 cebola bem picadinha

Fermento biológico 1 colher de sopa ( opcional ) 


Modo de preparo: 


Misture tudo 

Vai adicionando mais farinha se achar que esta muito grudenta.

Descanse a massa por 10 min. após ficar homogenea.

Após descansar, abra massa com um rolo de massa ou o que tiver aí na sua casa. Espalhe fios de azeite ou o óleo vegetal que preferir sobre a massa.

Feche a massa e sove novamente. Parece que tudo vai dar errado, mas é aí que tudo fica certo !

Deixe descansar por mais 10min. Após esse tempo, voce aperta a passa e ela vai voltar. Sinal que está perfeito !

Faça bolinhas e vai abrindo uma de cada vez enquanto estiver na frigideira. 

O tempo de abrir é o tempo de ela ficar pronta. Espalhe fios de azeite na frigideira e adicione a massa. Nessa parte, ajeitamos com a mao mesmo para a massa ficar redondinha. pincele oleo sobre a massa, vai fazer bolhas, quando ficar com pequenos marromzinhos, vire e deixe dourar a outro parte tambem. Eu faço com pouco óleo, mas o rapaz que me passou a receita, ele usa um pouco mais de óleo. Mas como quero trazer uma forma mais saudável pra você, essa é a forma que encontrei reduzindo um pouco. 

Cada uma que vai ficando pronta, vai posicionando uma em cima da outra. 

Existe outras formas de fazer esse pãozinho, mas segundo meu informante, essa é a forma mais simples e fácil. Faça e depois me conta o que achou ! 


       Essa massa eu adicionei cenoura bem picadinha. 


OBS: Eu adiciono aveia, mas a receita original é só farinha mesmo. Eu amo adicionar fibras, então resolvi fazer uma versão mais saudável. Você também pode adicionar cenoura sem o caldo picadinha e nutritiva.